Recadoseglitters.com

Recadoseglitters.com


Recadoseglitters.com

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Camomila

Oi gente linda! Não é novidade pra quem me conhece que eu amo camomila! E adivinha, hoje acordei in love com a dita cuja! rs Tudo para mim hoje está sendo camomila, é a cor, o perfume, o chá, até um sabonete de camomila comprei hoje cedo! rs Então, já que esta maravilha está me rodeando mais ainda hoje, colocarei algumas cositas sobre esta maravilha. Conheçam mais, e se inspirem. Um dia lindo, dourado e com perfume de camomila para todos que passarem por aqui.
PROPRIEDADES DA CAMOMILA

Medicinal

Os egípcios já usavam a camomila no tratamento da malária. Ação antiinflamatória, indicado para má digestão, cólica uterina, sedativa (infusão flores); para queimaduras de sol, conjuntivite e olhos cansados (compressas com infusão flores). Para criança ajuda combater vermes. Chá usado intensivamente diminui as dores musculares, tensão menstrual, stress e insônia, diarréia, inflamações das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com mel combate gripes e resfriados; banho com sachê de camomila é sedativo e restaurador de forças, e especial para hemorróidas. Bom em infusões para o fígado, antialérgico, dores de reumatismos, nevralgias; ajuda a purificar o organismo e aliviar a irritação causada pela poluição. Age como sudorífico.

*Infuso - 5 a 10 gs em 100 ml de água fervente por 15 minutos. Filtrar e tomar 3 vezes ao dia.

*Macerado- 10 gs em 100 ml de vinho branco por 5 dias. Filtar e tomar um cálice pequeno 3 vezes ao dia.

*Tintura oleosa para massagear áreas doloridas: 20 gs em 100 ml de azeite, esquenta em banho maria por 2 horas no fogo baixo. Filtar e usar para massagem.Bom para dores de ouvido, nevralgias, limpeza de crostas de recém-nascidos. Para reumatismo, acrescentar 10 gs de cânfora e massagear as juntas doloridas.

Cosmética

Usado há mais de 4000 anos. Um rinse de camomila conserva o louro da juventude e mantém a beleza dos cabelos. Bom para compressas em olhos inchados. Enchimento de travesseiros contra insônia. Indicada para peles secas e irritadiças. Chá é excelente para lavar o rosto e retirar maquiagem: purifica e revitaliza a cútis.

Óleo para aliviar queimadura solar: Deixar cozinhar por 10 minutos, 1/4 de xícara de azeite de oliva com 30 gs de camomila. Desligue o fogo, deixe esfriar. Filtre em gaze, esprema e aplique no local.


Aromaterapia: O óleo essencial é sedativo e anti-fúngico. Bom para queimaduras solares. Efeitos colaterais: Não deve ser utilizada por quem estiver fazendo tratamento radioterápico, pois como tem efeito anti-oxidante, a camomila impede que a radiação destrua as células sadias e as malignas.



Flores e Luz.



(Fonte: Herbario Aquiléa)

7 comentários:

Adriana disse...

Adorei, Mônica! Tbém gosto muito de camomila, além da flor ser uma delicadeza, o chá é maravilhoso, revigorante, eu adoro!
Belas imagens!
Bjs

Janaina Beserra disse...

Olá!

Adoro chá de camomila.Para mim é a melhar bebida quando estou stressadinha,rs.E a florzinha é tão cute!

Beijos e tudo de bom!!!

Entre Fatos & Livros disse...

Oi Mônica!
Tb adoro camomila!!
Só o cheirinho, já me acalma!

Amei as dicas!

BjoO
pri
Entre Fatos e Livros

Estrela disse...

Oi Fadinha...
hummm que delicia, estou até sentindo o aroma de camomila no ar...

bjs

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

rsrsrs cheirinho de camomila pra todo lado rs. Beijinhos flores e obrigada sempre pelo carinho.

Flores e Luz.

Ricardo disse...

Adorei saber mais sobre a camomila. Eu amo tomar chá. Beijinhos com gosto de camomila!

Andréa Lisboa disse...

A Camomila tb serve para tirar hematomas... Eu sempre fazia compressa de chá de camomila nos hematomas que minha avó tinha quando ela ficava internada, por conta de tantas injeções... E eles desapareciam em um ou dois dias.
Adorei o post!!!
Um ótimo dia! Bjinhossssss!!!!